Com apenas dois dias de inscrições, processo seletivo de professores tem 1,3 mil candidatos

Para presidente do sindicato, processo seletivo torna transparente e democrática a contratação desses profissionais.

Por em 20/02/2016 às 11:11

A Prefeitura Municipal de Novo Gama divulgou na última quarta-feira (17), processo seletivo para contratação temporária de professores para educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em apenas dois dias, as inscrições foram encerradas com aproximadamente 1,3 mil candidatos – informou a Secretaria Municipal de Educação ao L1 News. São 50 oportunidades imediatas e, outras 30 vagas, para cadastro de reservas.

Fila para inscrição em professo seletivo. (Foto: Sinpro-NG)

Fila para inscrição em professo seletivo. (Foto: Sinpro-NG)

A remuneração oferecida é de R$ 938 e R$ 1.876, para carga horária de 20 e 40 horas semanais, respectivamente. O número de inscrições – abertas em período de curto prazo e realizadas somente presencialmente na sede da secretaria – impressionou algumas pessoas. São 26 candidatos por vaga (levando em consideração apenas as imediatas).

“Que em tese torna transparente e democrática a contratação desses profissionais”, – Francisco, presidente do Sinpro-NG

Mas, de acordo com Francisco, presidente do Sindicato dos Professores de Novo Gama (Sinpro-NG), já era esperado um grande número de interessados. Ele destaca que esse foi o primeiro processo seletivo elaborado pela Prefeitura e também cita a decisão judicial que suspendeu a contratação de professores temporários em Valparaíso de Goiás, município vizinho.

“O fato ocorrido já era esperado, afinal esta é a primeira vez que a PMNG/SME realiza Processo Seletivo Simplificado dos Professores, que em tese torna transparente e democrática a contratação desses profissionais. Por outro lado, o que contribuiu com esse alto índice de inscritos foi o fato de a Prefeitura de Valparaíso ter que cumprir decisão judicial que determina a suspensão do contrato dos professores temporários”, disse Francisco.

Candidatos realizam inscrição de processo seletivo de professores em Novo Gama (Foto: Sinpro-NG)

Candidatos realizam inscrição de processo seletivo de professores em Novo Gama (Foto: Sinpro-NG)

Outros fatores podem ter motivado a grande movimentação na sede da Secretaria Municipal de Educação – como a busca de experiência no mercado de trabalho. Muitos candidatos enxergam neste processo seletivo a oportunidade de iniciar carreira e futuramente alçar voos maiores, num concurso público ou na rede particular de ensino.

Há ainda o reflexo do crescente índice de desemprego e da crise econômica que assola os brasileiros.

“Acredito que a situação atual do País leva as pessoas a buscar emprego seguro, mesmo que seja por alguns meses”, disse Lourdes Brito, secretária municipal de Educação.

O resultado será divulgado no dia 23 de fevereiro. Leia o edital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *